Localizado na Ilha de São Miguel, nos Açores, em pleno vale das Furnas, o Parque Terra Nostra é um ex-libris desta ilha e ponto de paragem obrigatório para quem visita São Miguel.
Património do Grupo Bensaude e detentor de uma diversidade de flora única nos Açores, incluindo uma das mais completas coleções de camélias do mundo, foi em 1994 que no Parque Terra Nostra se deu a criação de um jardim dedicado às plantas endémicas e nativas do arquipélago dos Açores, sendo que, atualmente, poderá ainda encontrar plantas que integraram o jardim original.
Sempre com o objetivo de diversificar e enriquecer o Parque Terra Nostra, a equipa técnica do Parque, em 2018 e tendo em conta o aumento exponencial de visitantes de todo o mundo, de residentes e grupos escolares, decidiu ampliar e renovar com novas espécies o já existente jardim, de forma a contribuir para um maior conhecimento da diversidade de espécies, consciencializar para a importância da sua preservação, e demonstrar que a flora autóctone também tem valor ornamental capaz de embelezar qualquer jardim.
Numa área triangular e plana, com cerca de 300 m2, até então florestada com quatro espécies de endémicas e algumas bromélias (Bromeliaceae), foi criado um novo espaço com inspiração nas paisagens naturais das ilhas, onde se tentou recriar, recorrendo apenas a materiais endógenos, os habitats característicos das plantas existentes.
No novo jardim encontrarão uma área mais plana e árida, coberta por bagacina preta, representativa de algumas zonas costeiras, mais quentes, onde habitam espécies endémicas como a Azorina vidalii (H.C.Watson) Feer, a Euphorbia azorica Seub., ou o Limonium vulgare Mill., espécie nativa. Depois, uma zona mais irregular, onde foram criados diferentes relevos que pretendem caracterizar zonas de média e alta altitude onde é frequente encontrarmos pastagens, pequenos montes e vales, e zonas de florestação mais densa e húmida, com maior quantidade e diversidade de espécies arbustivas e herbáceas.
O Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores conta, até à data, com 42 espécies e subespécies endémicas e nativas dos Açores, distribuídas por 28 famílias botânicas, muitas delas protegidas pela Convenção de Berna e pela Diretiva Habitats, como a Euphorbia stygiana subsp. stygiana, o Juniperus brevifolia (Seub.) Antoine, ou a Frangula azorica V. Grubow.
Tem sido um desafio constante o cultivo e adaptação de plantas que se desenvolvem e reproduzem naturalmente em microclimas e altitudes muito distintas da realidade do Parque Terra Nostra (cerca de 200 m de alt.), mas é nossa intenção envidar esforços no estudo destas espécies e iniciarmos, com a ajuda de entidades como a Universidade dos Açores, metodologias que nos permitam a sua propagação in situ, de forma a suprir as necessidades internas do jardim e a contribuirmos, efetivamente, para a sua preservação nos Açores.
Esta reformulação do jardim pode ser visitada no Parque Terra Nostra, nas Furnas, todos os dias da semana das 10:00h às 18:00h.