Notícias

Dia Mundial do Ambiente

12 Junho 18
Dia Mundial do Ambiente
O Dia Mundial do Ambiente celebra-se, todos os anos, no dia 5 de junho e este ano o tema apresentado pelas Nações Unidas para comemorar o dia foi "Combater a Poluição provocada pelo Plástico”. Mais uma vez, o Grupo Bensaude não pode deixar passar esta data, assumindo o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e social.

A dependência pelo plástico descartável tem resultado em consequências ambientais muito graves e para combater esse grande desafio, o Dia Mundial do Ambiente deste ano deu a oportunidade de abrir os horizontes às alternativas do plástico. Para tal, pode-se começar por recusar todo o plástico que não conseguimos reutilizar e ainda procurar encontrar alternativas aos objetos que utilizamos diariamente como por exemplo: substituir os sacos de plástico por sacos em pano; substituir marmitas de plástico por vidro/metal; e escovas de dentes de plástico por escovas de bambu.

A INSCO, empresa do Grupo Bensaude que gere as insígnias SONAE nos Açores, teve a iniciativa durante o ano de 2017, através do Departamento de Ambiente, de desenvolver junto da comunidade escolar local o projeto "A INSCO vai à Escola”. 
"A INSCO vai à Escola” permitiu partilhar com as crianças diversos conhecimentos de cariz ambiental, através de ações de sensibilização ambiental. Nestas ações houve a oportunidade de aprofundar conceitos como a separação e a reutilização de resíduos. As atividades foram realizadas nos concelhos da Lagoa e da Ribeira Grande, em vários Centros de Atividades de Tempos Livres. 
Relativamente ao desempenho ambiental da INSCO de 2017 face ao ano de 2016 para os consumos de energia, água, produtos químicos, e para a produção de resíduos indiferenciados, a INSCO apresentou os seguintes resultados:
- Sistema de Gestão Ambiental nas lojas de São Miguel: Energia com um aumento de 0,8%, Água com um aumento de 4%, Produtos Químicos com aumento de 17% e Resíduos Indiferenciados com um aumento de 33%;
- Sistema de Gestão Ambiental nas lojas da Terceira: Energia com uma redução de 0,18%, Água com um aumento de 14%, Produtos Químicos com aumento de 4% e Resíduos Indiferenciados com uma redução de 0,1%;
- Sistema de Gestão Ambiental nas lojas do Faial: Energia com uma redução de 1%, Água com uma redução de 9%, Produtos Químicos com uma redução de 27% e Resíduos Indiferenciados com um aumento de 7%.

A INSCO aposta na redução da produção de resíduos indiferenciados, valorizando a separação dos restantes resíduos e encaminhando-os para reciclagem e tratamento. Em 2017, procederam à separação por tipologia de 60,9% dos resíduos produzidos e foi encaminhado para aterro 39,1%.  

Durante o dia 5 de junho celebrou-se, também, o Dia Mundial do Ambiente nas lojas Continente com o projeto a "Escola vem ao Continente no Dia Mundial do Ambiente”. Este projeto teve o intuito de partilhar a cultura ambiental da INSCO junto da comunidade escolar e dos seus clientes. Foi realizada uma visita guiada aos pontos com maior interesse a nível ambiental das lojas Continente com as crianças e ainda ocorreram atividades ambientais com recurso à reutilização de resíduos na área de vendas das lojas Continente de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada. 

Em 2017, a Direção Regional do Ambiente adquiriu contentores para a recolha de roupa usada com o intuito de diminuir a quantidade de resíduos têxteis que chegavam aos Centros de Processamento de Resíduos e não eram valorizados. Os contentores para recolha de roupa usada estão distribuídos pelas 9 ilhas.

Em 2017, a INSCO formou 441 colaboradores em Ambiente. 
A Formação com o objetivo da sensibilização dos colaboradores para as questões/problemáticas ambientais, bem como a transmissão de conhecimentos dos procedimentos internos de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental implementado na INSCO destinou-se a todos os colaboradores das Lojas Continente, MO, Note, Sportzone, Worten, Wells, Bom Bocado, Bagga e Meu Super; Centros de Fabrico; Entrepostos Logísticos e aos prestadores de serviço externos de limpeza, segurança e reposição.

A forma de garantir um futuro saudável é viver dentro das fronteiras planetárias e de modo sustentável, em que menos é mais. PENSE VERDE E PROTEJA O AMBIENTE. 

Ver todas as notícias