Notícias

Lançamento do livro Parque Terra Nostra

Turismo
 - 23 Outubro 17
Lançamento do livro Parque Terra Nostra

Dia 21 de Outubro foram lançadas publicamente as versões em português e inglês do livro "Parque Terra Nostra”, nas Furnas, Ilha de São Miguel.  

O mais emblemático Parque botânico dos Açores, pertença do Grupo Bensaude, acolheu, assim, esta cerimónia que contou com a presença de Mónica Bensaude Fernandes e do autor do livro Luis Mendonça de Carvalho, biólogo e Doutor em Sistemática e Morfologia de Plantas, que tiveram a seu cargo a apresentação do mesmo.

O livro, cuja principal responsável pela edição é Patrícia Bensaude Fernandes, serve como homenagem a toda a história do parque, assim como a Vasco Bensaude, principal impulsionador e dinamizador do mesmo, legado perpetuado atualmente, pelo jardineiro chefe Fernando Costa.

Nascido no final do século XVIII pela mão de Thomas Hickling, americano que nutria um profundo amor pelos Açores e pelas Furnas, o Parque foi adquirido em 1930 por Vasco Bensaude e desde então é um ícone para todos os Micaelenses e um local de visita obrigatória quando se está na Ilha de São Miguel, para locais e turistas.

Vasco Bensaude, na sua visão empreendedora, enriqueceu o Parque Terra Nostra e colocou-o à disposição de todos os que o quisessem visitar, partilhando a beleza e a raridade do Parque e o magnífico Tanque Termal com água a 38º, construindo, também, nas suas imediações o Terra Nostra Garden Hotel, o mais premiado hotel dos Açores e também ele uma referência no imaginário que quem visita as Furnas.

Reconhecido, ainda, como uma das principais incubadoras de Flora do arquipélago dos Açores, o Parque Terra Nostra é conhecido no meio botânico pela sua vasta e única coleção de Camélias com cerca de 800 cultivares, o jardim de Flores, entre outros e ainda pelas espécies raras que acham vida no Parque como o caso da Victoria Cruziana.

"No Sul da Ilha de São Miguel encontra-se um vulcão há muito adormecido, com uma cratera de seis quilómetros de diâmetro e encostas cobertas de densas florestas. No centro desta ambiente idílico está o Parque Terra Nostra – o mais antigo parque botânico do arquipélago.

Dominados por árvores seculares, o Parque alberga bosques de palmeiras e bambus, gingkos colossais e colecções de plantas únicas na Europa e que estão entre as melhores do mundo, como as colecções de Cycadales, camélias, rododendros-da-malásia, fetos arbóreos e nenúfares-gigantes. (…)

(…)A tradição de hospitalidade que sempre caracterizou esta propriedade mantém-se, e os visitantes são convidados a explorar bosques, veredas e lagos, nos quais a natureza convida à introspecção. Simultaneamente, o singular tanque de água termal, um ex-libris dos Açores, confere ao Parque num ambiente místico que complementa e reforça a experiência única que este oferece aos que o visitam.”

www.parqueterranostra.com

www.bensaudehotels.com

Ver todas as notícias