Fruto da colaboração que envolveu o Grupo de Amigos da Pediatria (GAP) e várias entidades do tecido empresarial regional, das quais o Grupo Bensaude faz parte, foi ontem doado um ventilador neonatal não invasivo ao Hospital Divino Espírito Santo (HDES).
Este ventilador destina-se ao tratamento de problemas respiratórios de crianças desde o nascimento prematuro, permitindo a diminuição da mortalidade perinatal, neonatal e infantil.
João Pedro Cardoso, Director Clínico do HDES, adiantou que "é um dos nossos objetivos enquanto Conselho de Administração dinamizar esta interação com a sociedade civil e promover este apoio que, muitas vezes, é fundamental". Lucinda Mendonça, responsável pela Unidade de Neonatologia do Serviço de Pediatria do HDES, destacou a importância do equipamento, adiantando que a unidade "presta cuidados à população de São Miguel e Santa Maria e a todos os outros prematuros abaixo das 32 semanas para o arquipélago todo, portanto é uma unidade com uma elevada taxa de ocupação e temos necessidade destes equipamentos.”
O Grupo Bensaude orgulha-se de fazer parte desta ação, estreitando e reforçando a ligação umbilical que tem com os Açores e com os Açorianos.