
Os Centros de Fabrico dos Açores (CFA), projeto da Bensaude Distribuição, uma das cinco áreas de negócio do Grupo Bensaude receberam, esta terça-feira, o Embaixador da China, em Portugal, Zhao Bentang e restante comitiva, juntamente com o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima.
A visita às instalações, em Nordela, Ponta Delgada, teve como objetivo dar a conhecer o complexo industrial com três unidades de produção: carnes, padaria e pescado.
Cerca de 20 pessoas tiveram a oportunidade de ver in loco o que melhor se faz com a carne de bovino e com o peixe selvagem dos Açores. O foco da CFA é valorizar a matéria-prima açoriana. Continuamente elevar o padrão dos produtos dos Açores, destacando as suas características excecionais e a sua autenticidade.
A criação desta fábrica de indústria alimentar, inaugurada em 2023, tem dois grandes propósitos: abastecer o mercado local, através das lojas Continente e Meu Super Açores, mas também exportar principalmente, para Portugal Continental e Espanha.
Durante a visita, Andrêa Vasconcelos, Administradora Executiva da CFA, teve a oportunidade de destacar os processos de produção e de enfatizar a importância da qualidade dos produtos, especialmente da carne de bovino e do peixe, que são reconhecidos pela sua excelência nos Açores.
"Focamo-nos em oferecer a melhor carne e pescado, assegurando que chegam aos nossos clientes com a máxima frescura. Este sucesso só é possível graças às verdadeiras parcerias que estabelecemos com produtores, associações e cooperativas de carne, bem como com embarcações de pescado e associações”, referiu Andrêa Vasconcelos detalhando ainda que, "esta unidade fabril tem importantes certificações como a IGP (Indicação Geográfica Protegida), BIO e Ramo Grande."
A presença do Embaixador da China reforça a posição da CFA no mercado global, permite mostrar o seu potencial e fortalecer relações institucionais.
No final da visita, toda a comitiva teve ainda a oportunidade de conhecer alguns dos produtos regionais das marcas exclusivas da Bensaude Distribuição. Uma grande aposta desta área de negócio do Grupo Bensaude que, através da empresa MPD (Desenvolvemos Criando) nasceram marcas açorianas, como a Azores Gourmet, Boca Santa, Leitaria Açoriana, Verde Fresco, Prado Atlântico, Ponto da Bisa, Sab’Açores, Vulcanis, entre muitas outras.
Zhao Bentang já visitou os Açores noutros momentos. Em 2023 e 2024, o Embaixador da China veio ao arquipélago para apresentar projetos nas áreas da Cultura, Investigação e Ciência, mas também para fomentar relações com empresários dos Açores.
Os Centros de Fabrico dos Açores desempenham um papel crucial na valorização dos produtos regionais e no desenvolvimento económico da Região. Promovem a sustentabilidade e a qualidade dos produtos açorianos, mas também fortalecem a economia local ao manter uma relação próxima com os produtores da Região. Através da transformação de matérias-primas regionais em produtos de alta qualidade, os CFA garantem que o valor acrescentado permanece nos Açores, beneficiando a economia e a identidade açorianas. A inovação e a excelência promovidas por este complexo industrial tornam os produtos açorianos competitivos fora dos Açores, sem perder as tradições e as suas origens.