Notícias

Comunicado - Falecimento Dr. João Francisco Cardoso Fernandes

01 Fevereiro 21
Comunicado - Falecimento Dr. João Francisco Cardoso Fernandes
É com enorme pesar que o Grupo Bensaude comunica o falecimento do Dr. João Francisco Cardoso Fernandes, marido da D. Patricia Bensaude Fernandes.

Nascido a 7 de Maio de 1925, em Faro, no Algarve, concluiu o curso de Ciências Económicas e Financeiras no Instituto Superior de Ciências Económicas Financeiras (atual ISEG), em Lisboa, em 1949.

Depois de uma passagem por Bordeaux e por Manchester, onde efetuou curtos estágios profissionais, volta a Portugal e torna-se co-gerente da firma Sociedade Comercial de Tecidos, fundada em 1918 por seu pai, e conhecida pela famosa loja de artigo têxteis Casa Verde, na baixa de Faro; integra também a gerência da Armazéns Val do Rio, conceituada armazenista de têxteis na Baixa de Lisboa, firma essa que tinha sido adquirida por seu pai nos anos 1940. Como herdeiro desse património, dedicou-se com brio à sua valorização e expansão, por mais de 60 anos. Mais tarde, por via do seu casamento com Patricia Bensaude, actual Presidente do Grupo Bensaude, tornou-se acionista e também administrador do Grupo a partir de 1977, tendo assumido as funções de Vice-Presidente durante perto de duas décadas. Nessas funções, revelou-se um conselheiro sábio e ponderado, tanto de Filipe Bensaude, seu cunhado, como de Luis Bensaude, enquanto Presidentes do Grupo ao longo desse período.

Homem de trato fácil, pautou a sua vida pelo respeito de valores éticos, de dedicação ao trabalho e de gentileza com quantos privava. A paixão dos seus tempos livres, que continuou a praticar até perto dos seus 90 anos de idade, e através da qual conheceu a sua mulher, foi a ocupação de piloto amador. Pilotava avionetas, mono-motores, bimotores, que usava em lazer e em trabalho, e até pilotou pequenas aeronaves de acrobacia (uma das quais, o Tempête, doada ao Museu do Ar de Sintra). Além de ter participado em várias Voltas Aéreas a Portugal, foi sobretudo através dos planadores e do dito "voo à vela”, sem motor, que revelou o seu espírito aventureiro, e pelo qual ganhou vários troféus. Era também um apreciador de música, dedicando muitos dos seus serões a ouvi-la ou a tocar piano.

Pela sua ligação à família e ao Grupo Bensaude, João Cardoso Fernandes tornou-se igualmente um amante e um admirador das gentes e das belezas dos Açores.

Deixa viúva Patricia Bensaude Fernandes e dois filhos, Mónica Bensaude Fernandes e Tomás Bensaude Fernandes, aos quais o Grupo Bensaude manifesta o seu pesar, destacando as notáveis qualidades humanas e profissionais do seu marido e pai.

No próximo sábado, 6 de Fevereiro, pelas 18h, será rezada uma missa de sétimo dia na Igreja de São José, na cidade de Ponta Delgada.

Ponta Delgada, 01 de Fevereiro de 2020
O Vice-Presidente do Conselho de Administração
António Bensaude de Castro Freire
Ver todas as notícias