Notícias

CFA recebe certificação em Bem-Estar Animal WELFAIR

17 Outubro 22
CFA recebe certificação em Bem-Estar Animal WELFAIR
A CFA – CENTROS DE FABRICO DOS AÇORES, empresa da Bensaude Distribuição na área da indústria alimentar, recebeu hoje, dia 17 de outubro de 2022, a certificação de Bem-Estar animal Welfair na sua vertente Multi-site.

Criada em janeiro de 2021, a CFA - CENTROS DE FABRICO DOS AÇORES é uma empresa especializada em carne e peixe dos Açores, tendo como missão valorizar os produtos açorianos, com elevados padrões de qualidade, estabelecendo uma relação duradoura de confiança com clientes e parceiros.

No caso da carne de bovino, a CFA tem parcerias com 35 produtores individuais em várias ilhas dos Açores e 4 cooperativas de produtores. Desde 2021 que iniciou o trabalho para a certificação de Bem-Estar Animal Welfair. Neste primeiro grande passo, a certificação de Bem-Estar Animal Welfair multi-site teve como protagonistas 8 dos produtores e parceiros da CFA: Bovinaçor, Greenrural Azores, Rui Câmara, José Botelho, Emanuel Freitas, Miguel Parreira, Leonardo Evangelho e Francisco Diniz Vaz, das ilhas de São Miguel e Terceira. Sendo que a CFA é pioneira neste tipo de certificação multi-site, que garante, assim, a certificação de vários produtores da Região Autónoma dos Açores, em diferentes geografias do arquipélago.

O processo de certificação é controlado e efetuado por entidades externas independentes, neste caso pela CERTIS, a primeira entidade certificadora portuguesa reconhecida para a realização de auditorias Welfair™, passando por várias fases que incluem visitas a produtores, acompanhamento das explorações, auditorias, tendo sempre por base 4 princípios: boa alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado. Existem mais de 30 medidas minuciosamente consideradas, para que se cumpram os referenciais europeus Welfair Quality®️ e AWIN®️, a certificação Welfair™ homologada pelo Institute of Agrifood Research and Technology da Catalunha (IRTA) e Instituto Vasco de Investigación y Desarrollo Agrario (NEIKER), permitindo selecionar, avaliar e garantir perante o consumidor a origem do seu produto.

A Certificação de Bem-Estar animal WELFAIR tem, ainda, de estar transversalmente presente em toda a cadeia de produção, desde a produção primária, às unidades de abate, unidades de transformação e por fim os pontos de venda. Desta forma, esta certificação de Bem-Estar animal Welfair é, hoje, um garante da defesa, respeito e dignidade dos animais em toda a cadeia de produção, assim como das práticas impulsionadoras de uma produção ética, ponderada e sustentável com os mais altos níveis de segurança alimentar.

No evento estiveram presentes o Eng.º Pedro Hintze Ribeiro, Diretor Regional da Agricultura, em representação do Sr. Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o Dr.º Carlos Filipe Medeiros, Administrador Executivo da Bensaude Distribuição, o Eng.º Joaquim Marçal, em representação da CERTIS (empresa certificadora), o Dr.º Ricardo Pinto, Diretor da empresa Centros de Fabrico dos Açores (CFA) junto com os 8 produtores que receberam também a certificação.

Este reconhecimento europeu, referente ao cumprimento de todas as práticas relacionadas com o bem-estar animal - da produção ao ponto de venda - é não só reflexo do empenho diário das equipas e produtores locais, mas também do compromisso que é transversal à Bensaude Distribuição em investir na formação e inovação para potenciar a qualidade dos produtos locais e beneficiar as empresas, produtores e clientes.

Empenhada em continuar a cumprir a sua missão, a CFA tem como objetivo continuar a trabalhar, nos próximos 3 anos, para ter o maior número possível de produtores abrangidos pela certificação de Bem-Estar Animal Welfair.
Ver todas as notícias